Se eu fosse eu
“Quem fez a primeira pergunta? Quem fez o mundo? Se foi Deus, quem fez Deus? Quem disse a primeira palavra? Quem chorou pela primeira vez? Por que o sol é quente? Por que se morre? Por que se ama? Por que há o silêncio? Por que há o tempo? Por que eu existo? Por que você existe? Por que faço perguntas?...”
Estas perguntas, e tantas outras, feitas pela escritora Clarice Lispector em seu texto “Sou uma pergunta”, foram o ponto de partida para fazermos ainda mais perguntas a respeito de nós mesmos. As imagens aqui apresentadas são autorretratos de participantes da oficina de fotografia artesanal pinhole feita pelo Mão na Lata, a convite do Instituto Moreira Salles, em parceria com a Biblioteca Parque da Rocinha/C4, em 2013.
A oficina teve duração de 3 meses, com encontros 2 vezes por semana. Nesses encontros lemos várias crônicas de Clarice sobre sua infância. Os textos da escritora nos inspiraram também a escrever e fazer fotos sobre nós mesmos. O resultado da oficina foi exposto na mostra “Se eu fosse eu” na Biblioteca Parque da Rocinha, de 21 de dezembro de 2013 a 23 de março de 2014.
Participantes a oficina Aline da Silva Sores / Ana Carolina Soares da Silva / Breno de Sousa Cunha Camila Santos de Jesus / Daiana Belarmino Martins / Erick Azevedo Rodrigues / Estela Rodrigues Borges / Flavio Carvalho / Gabriela Santos de Jesus / Gabriel Andre Rosa Romualdo / Isadora Ferreira dos Santos / José Clinton Alves / Kelle Vieira Martins Dias / Laira Beatriz Martins de Oliveira / Larissa Lima Nascimento Gomes / Lorena Fernanda Bentes Gomes / Marianne Santos de Jesus / Pedro Henrique Batista da Silva / Vanessa Aragão de Oliveira / Viviane Bueno da Silva / Vinicius da Silva.
Coordenação Tatiana Altberg
Documentação fotográfica e assistência Fagner França
Colaboradores Cazé Araújo / Cristina Zappa / Joanna Americano Castilho / João Gabriel Reis Lemos / Josiene Dias Cunha
Agradecimentos Agradecemos ao Instituto Moreira Salles, em especial, a Flávio Pinheiro e Cristina Zappa pelo convite para realizar a oficina, a Lygia Segala. E a Biblioteca Parque da Rocinha/C4, Daniele Ramalho e toda sua equipe pela parceria.