A caminho da exposição A Terra vista do céu, do fotógrafo e ambientalista Yann Arthus-Bertrand, nos lembramos das entrevistas de seleção para as oficinas, quando Lucas declarou que queria fazer o curso porque tinha ouvido falar dos “fotógrafos ecologistas”.
Entre as 170 fotografias aéreas expostas na Cinelândia, há imagens de Ipanema, Rocinha, Centro e Piscinão de Ramos. Começamos por aí e fomos percorrendo o mosaico de paisagens, algumas das quais pareciam pinturas. Montada em um espaço público, a exposição reúne tudo quanto é gente, que, além de compartilhar o espaço, acaba trocando impressões sobre as fotografias.
Após caminhar sobre o imenso mapa-múndi montado na praça, procurando os locais onde as fotografias foram tiradas, seguimos para o Circo Crescer e Viver para assistir ao espetáculo Body Navigation, do Recoil Performance Group, em que os bailarinos dançam em interação com imagens de sombras e desenhos gráficos projetados sobre o palco.
No caminho de volta para Maré ainda sobrou energia para a composição de um funk sobre o processo de fotografia artesanal: “Revela revela revela, olha o revelador!”