22.07.2014
Mauro Restiffe visita o Mão na Lata
Share

Na última quinta-feira, dia 17, o Mão na Lata recebeu a visita do artista de São Paulo Mauro Restiffe. Atualmente com a exposição fotográfica São Paulo, fora de alcance no Instituto Moreira Salles, Mauro está incursionando pela Maré, produzindo um novo projeto fotográfico. Ele é um dos artistas convidados da mostra de arte contemporânea, Travessias 3, realizada pelo Observatório de Favelas, no Galpão Bela Maré.

 

Em bate-papo com a turma, Mauro falou sobre seu percurso profissional e sobre como começou a usar a fotografia como suporte de seus trabalhos. Dentre os projetos que mostrou aos alunos, estão o ensaio "Empossamento", sobre a posse do presidente Lula, em 2002; um ensaio intitulado "Obra", sobre a reforma do prédio do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A turma conferiu também um ensaio chamado "Oscar", com imagens do velório do Niemeyer no Palácio do Planalto, em Brasilia.

 

Restiffe, a pedidos,  ainda mostrou seu equipamento fotográfico para a galera: uma inseparável Leica, com a qual produz a maioria dos seus trabalhos, sempre em película.

 

Já no fim do encontro, Mauro compartilhou com a turma uma prévia de um trabalho ainda em construção: uma seleção de parte do estudo que está fazendo na Maré para expor no Travessias. Ao mostrar essas imagens o entusiasmo foi geral. Os jovens fotógrafos do Mão na Lata ficaram empolgados em ver o lugar que tem sido o maior objeto de estudo para eles, registrado por outro fotógrafo, um olhar de fora, mas ao mesmo tempo próximo. As imagens revelam uma certa "doçura", que segundo Mauro é reflexo da forma como foi recebido pela comunidade. Agora estamos ansiosos para ver a exposição no IMS e curiosos para ver como resultará o ensaio sobre a Maré no Travessias.