Do artesanal ao digital
Em 2012 o projeto Mão na Lata contou com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Cultural 2010 e Lei Rouanet de Incentivo à Cultura para as oficinas Do artesanal ao digital, com duração de um ano.
Além de dar continuidade ao trabalho de criação de imagens com a técnica artesanal pinhole, os alunos foram apresentados aos princípios básicos e à prática da fotografia digital. As oficinas também se dedicaram à leitura da obra de diversos escritores e à escrita de textos pelos próprios alunos.
O ensino dos processos fotográficos associado aos exercícios literários desenvolveu, de forma multidisciplinar, a criatividade e a capacidade narrativa dos participantes.
Grande parte das oficinas realizadas ao longo de 2012 foi livremente inspirada na obra de Machado de Assis. Os exercícios de produção de imagens e narrativas escritas foram conduzidos com o intuito de traduzir alguns dos temas, atmosferas e paisagens psicológicas criadas pelo escritor.
Após um ano de atividades, publicamos o livro "Cada dia meu pensamento é diferente" com a incursão literária e iconográfica dos participantes das oficinas realizadas a partir da obra de Machado de Assis.
Nossas atividades foram registradas aqui no site e em nosso blog!