Histórico
O projeto Mão na Lata é resultado de uma parceria entre a fotógrafa Tatiana Altberg e a oscip Redes de Desenvolvimento da Maré. O projeto teve início em 2003 com oficinas de fotografia artesanal pinhole para estudantes do ensino fundamental e médio em duas escolas públicas da Maré. O nome do projeto foi escolhido pelos próprios alunos para a exposição realizada após um ano de oficinas.
Como alguns jovens mostraram-se muito comprometidos com o trabalho e queriam dar continuidade às atividades, propusemos a formação de um grupo de estudos para aprofundar as questões relativas à construção de imagens e narrativas. Assim surgiu o grupo Mão na Lata, que realizou, entre outros, um trabalho a partir da obra de Jorge Amado, publicado no livro "Mão na Lata e Berro D’Água” (Ed. Nova Fronteira), em 2006.
O atual projeto Mão na Lata -Do artesanal ao digital, dá continuidade ao trabalho iniciado em 2003, com um novo grupo de jovens e patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural 2010.